sexta-feira, abril 15, 2011

#VOLTACOXINHA e a Liberdade de expressão

Utilizando o blog do Zumbi Hipocondríaco, o professor André, também conhecido como "Coxinha", agradece a todas as demonstrações de carinho e afeto realizadas nestas últimas quinta e sexta-feiras, seja através de abaixo-assinado ou do grande movimento #VOLTACOXINHA no Twitter. Não imaginava a grandeza do reconhecimento de meu trabalho e, principalmente, da minha forma de dar aulas, descontraída, com comentários engraçados, ou não e até, segundo alguns, com minhas piadinhas de gosto duvidoso. Mas que fazem, segundo minhas criancinhas do mal, aprender História se tornar uma coisa um pouco menos angustiante e chata.
Não era minha pretensão, em nenhum momento, que meus comentários em sala de aula deixassem alguém, qualquer um, chateado ou na posição de perseguido, sofrendo bullying a partir de alguma piadinha sem graça que comentei em sala de aula ou achando que não respeito e até tiro sarro da opinião dos outros. Minha intenção sempre foi a de comentar sobre os assuntos atuais de uma forma um pouco mais descontraída e até crítica. Mas de boas intenções, todos sabem, o Inferno está cheio.
Toda a situação que se desenvolveu, principalmente com a minha postura de evitar aulas descontraídas na última quinta-feira, como falei na ocasião, é devido à minha revolta de que no atual mundo, principalmente no da Educação, desta vida imbecil e cheia de desgostos que é a vida de professor, qualquer comentário é considerado politicamente incorreto, bullying ou ofensivo, deixando o humor, seja de qualquer tipo, relegado a uma posição marginal, fora-da-lei.
O que me lembra que isto também é bullying. Que também é politicamente incorreto perseguir os humoristas, comentários engraçados e até politicamente incorretos. Hoje não se pode mais expressar suas opiniões, pois sempre existirá alguém pronto para te amordaçar através da imbecilidade do "polititicamente correto", das reclamações que não seguem critério algum.
Até por isso, esta semana foi muito especial, com o lançamento da estampa "NADA CONTRA", que inaugura a coleção Outono-Inverno 2011 da Zumbi Hipocondríaco Apocalyptical Wear, que teve uma ótima aceitação entre os mercados consumidores do mundo inteiro. Já, já, nossa marca estará exportando unidades para Dubai, Índia e China.
Mais uma vez agradeço toda a demonstração de carinho e afeto de meus aluninhos, que me expressaram a insatisfação com a expectativa frustrada da aula "mais esperada da semana" de repente transcorrer como a mais chata de todas elas. Mas saibam que, acima de tudo, foi muito mais sofrida e chata para mim, pois como vocês disseram, "o Coxinha não estava sendo ele mesmo" e isso é realmente angustiante, ter de deixar de ser nós mesmos pelos outros, de deixarmos de nos expressar para sermos mais socialmente aceitos e mais politicamente corretos.
Nada disso foi premeditado, muitos falam que toda esta situação movimentou os alunos e a escola, espero que de uma forma positiva, pois iniciou uma discussão sobre a liberdade de expressão, tanto minha quanto dos alunos ou de qualquer pessoa. De que teria sido até uma provocação, coisa típica de baderneiro que não sabe ficar quieto. Mas é assim que sou. Já ouvi que sou polêmico, que lanço ideia e depois mudo completamente, como no caso do Vegetarianismo, mas de uma coisa nunca poderão falar de mim, que não luto por minhas ideias, de que sou acomodado ou conivente com a postura do melhor ficar quieto para não sobrar para nós.
Mais uma vez, agradeço a todos e espero que, todos, mas todos mesmo, entendam todo o caso de forma inteligente e salutar. Para nossa liberdade de expressão, para a democracia e a defesa de nossos ideais. E me aguardem. Pois vocês acham mesmo que eu iria mudar? Não voltarei a ser como era, pois, na verdade, nunca deixei de ser o Coxinha.

Muito obrigado,
André Constancio Cintra
NADA CONTRA!!!
SEMPRE!!!

15 comentários:

Aliceda disse...

FALOU TUDO COXINHA!!!
TAMO JUNTO COM VOCÊ NA LUTA PELA LIBERDADE DE EXPRESSÃO.
OBRIGADO POR VOLTAR, APESAR DE NUNCA TER IDO.
SEUS ALUNOS DO MAL AGRADECEM.
FELIPE ALICEDA

Unknown disse...

Ficamos muito feliz com isso, sua aula é sensacional..Liberdade de expressão sempre !
com certeza seus alunos do mal agradecem
Amanda Gonçalves

Johnny M. disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Unknown disse...

brigado coxinha pelo agradecimento, agradecemos a você tbm por tornar nossas aulas de historia mais descontraidas e divertidas, voce realmente sabe ensinar, com ctz sua aula é uma das mais esperadas da semana, estamos tds do seu lado abaixo a censura.
Rafael Braz

stavroguin disse...

É claro que sempre há pessoas que se sentem ofendidas com piadas 'politicamente incorretas", mas parte de ser um piadista é aguentar a chuva de merda que vem depois. Eu não concordo que censurar vai ajudar nada; tragédias acontecem, e enquanto não podemos ajudar, temos que rir.

Unknown disse...

onde q eu assino?
ah, queria mandar um beijo pra minha mãe, meu pai, minha tia e pro marcin.
maninho

Dantas disse...

Muito bom, Coxinha.
Hoje, a liberdade que temos no mundo é muito maior do que teríamos antigamente, até porque esse negócio de censura é coisa da época do Toloi... Agora, essa história de "politicamente incorreto" é uma babaquice. Liberdade de expressão. Meu, ninguém foi mal na prova do Coxinha, e ainda reclamam do jeito que ele dá aula?
Palhaçada.
Também queria mandar um abraço pro Marcinho.

Daniel Monteiro Nunes do Santos disse...

por isso vc eh o melhor professor , fala da realidade...

Gabriel Casagrandi disse...

Liberdade de expressão sempre !!! #VOLTACOXINHA a dar aula no Tyto Avaré ...

os mais disse...

coxinhaaaa ViadooOOO

Unknown disse...

Po valeu ai coxinha, Avaré tem saudades de você.

Unknown disse...

obrigada coxinha....
realmente a sua aula é a mais esperada da semana. Apesar de nao ter coseguido assinar o abixo-assinado, pois todos queriam assinar, fiquei mt sentida por ter uma aula do ''nao-verdadeiro coxinha''.
continue sempre do jeito q vc é, nao liga pro q os outros acham seja vc. gosto mt do seu jeito de falar da realidade.

. lorena disse...

coxinhaaaaaaa lembrei muito de voce http://clickjogos.uol.com.br/jogos/impale/ kkkkkkkkkkkk

Bia disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Miller disse...

a sua linha de raciocinio as vezes me deixa ... um tanto perdido. Mais efim, to contigo e nao abro mão ,quinta feira q vem aula do coxinha q voltou a ser o q ele nunca deixou ser( se deus quiser), afinal aposto q todos os alunos seus q amam a aula de historia: nao gostam so da materia( definitivamente nao) e sim do seu humor polemico e extrovertido, e do modo estranho q nos faz aprender e absorver todo o seu conhecimento ! tirei um dez na prova de historia, feito inédito!!!! por favor q voce nunca mude !!!!