domingo, abril 27, 2008

Zumbis vegetarianos


Para quem tá ligado, virei vegetariano em vida e agora em morte também. Uma das últimas produções - ou trapalhadas - sobre zumbis, foi a refilmagem de Dia dos Mortos, do mestre do gênero, George A. Romero, de 1985, que apresentava um grupo de militares e cientistas tentando sobreviver às hordas de zumbis.
Além do combate entre homens e zumbis, o filme apresenta o combate entre um cientista, que quer "adestrar" os zumbis para tirar alguma utilidade desses pobres seres, e os militares, que não aceitam a história de auxiliar o cientista, pensando na sua própria sobrevivência. Neste filme, a grande figura é BUB, um zumbi relativamente dócil e interativo adestrado pelo "Dr. Frankenstein", que atende telefone - Tia Alícia!!! -, bate continência e sabe empunhar uma arma, chegando a matar o militar que assassina o doutor, marcando uma nova "evolução" dos zumbis, a de que eles poderiam "pensar".
Na refilmagem de 2008, do diretor Steve Miner, além de não mostrar a sobrevivência de um grupo de pessoas numa instalação militar subterrânea como no primeiro, os zumbis desta versão são aqueles zumbis vitaminados, literalmente dopados, correndo e chegando até - pasmem vocês zumbis tradicionais - andar no teto como zumbis-aranhas! QUE NOJO!
Qualquer dia desses tratarei sobre a velocidade dos zumbis, que podemos até aceitá-la inicialmente. Mas isso é outra história... Voltando ao filme. Bom, para os que assistiram à primeira versão, logo aparece o Ving Rhimes, ator do Dawn of the Dead (Madrugada dos mortos - a refilmagem do shopping), mas com nenhuma relação a esse personagem, pois aqui ele aparece como um oficial e no Dawn ele é apenas um policial.
Mas também aparece um recruta que se chama, nada mais nada menos, Bub, que revela ser vegetariano e, é claro, em determinado momento da trama, ele passa dessa para uma melhor. Ou pior. Vira zumbi. Um zumbi vegetariano!!! Não ataca seus coleguinhas, principalmente a loirinha por qual era apaixonado em vida.
Como uma grande teia de eventos sangrentos post mortem, os filmes de zumbis apresentam ligações, idéias surgidas num filme são aprofundadas em outras produções. Sobre a utilização de zumbis como mão-de-obra, além do Dia dos Mortos original, nós temos o último Resident Evil - mais ou menos, diga-se de passagem - foi feito o Fido, o Mascote, muito bom para quem não assistiu ainda, em que também há a associação dos zumbis em relação aos cães, dizem até que lembra momentos do famigerado seriado Lassie, em que uma border collie salva vidas humanas.
Por hoje é só que as obrigações familiares e profissionais mortas-vivas me chamam.
Longa vida aos zumbis!!!! BRAIN!!!BRAIN!!!BRAIN!!!

4 comentários:

Juliana Caulfield disse...

BRAAAAAIN, BRAAAAIN, BRAAAAIN
oi professor, vou te colocar nos links do meu blog, seja legal e comente no meu HAHAHA
beijo!

. disse...

Olá Professor !!!
Ficou muito legal teu blog,já o adicionei nos meus links !
Quando puder me faz uma visitinha também?
^___________^ Beeijos !

Urashima Raul disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Urashima Raul disse...

uehuehuehe cara adorei eu blog!!! Um tema bem original na minha opinião!!
gosto de filmes de zumbis também, mas não vi Dia dos Mortos original, só a refilmagem. Já Resident Evil... o primeiro foi bom, mas os outros dois....
vou lhe visitar mais vezes. Falows!!!