domingo, maio 11, 2008

A Noite dos Mortos-vivos



A grande produção que deu início à série está completando 40 anos! Exatamente! A Noite dos Mortos-vivos, o grande original feito por George Romero em 1968 está completando aniversário! Para quem está acostumado com as atuais produções milionárias, computações gráficas, fundos azuis, talvez não se empolgue tanto com esse filme, mas é bom lembrar que tudo sempre tem um começo. Começo pobre, diga-se de passagem, mas começo. E com estilo. Afinal, não é à toa que uma produção barata, em preto e branco, com calda de chocolate fazendo às vezes de sangue, consegue reunir milhares e milhares de fãs pelo mundo tudo.
O filme "A Noite dos Mortos-vivos" marcou época por diversos aspectos. Além do tema - um tanto aterrorizante para uma época marcada pela Guerra Fria e pela possibilidade de um holocausto nuclear -, mortos revivendo e atacando os seres humanos para se alimentar de sua carne, o filme inova pelos personagens principais, serem provenientes das chamadas minorias que lutavam por seus direitos num mundo extremamente desigual. Bárbara, mulher indefesa e descontrolada que luta por sua sobrevivência, e Ben, um negro que tenta se manter vivo ante as hordas de mortos-vivos e de brancos que tentam impô-lo uma condição de cidadão de segunda classe, sem ser respeitado, por ser considerado "inferior".
O que mais surpreende e impressiona ao longo do filme são as muquetadas que Ben dá em todo mundo, inclusive na Bárbara, num momento de grande descontrole, e no Harry Cooper, que não aceita a liderança de um negro, e ainda por cima, mais esperto que ele. Mas, surpreendente mesmo, é o final, quando Ben sobrevive, mas acaba sendo morto por um dos caipiras que estavam exterminando os zumbis, levando-nos a crer que no final somos todos iguais, mortos, vivos, zumbis, negros, brancos, asiáticos, o que seja... A idéia que fica e que persiste nos outros filmes, originais e refilmagens, é a de que somos ELES!
Para morrer, basta estar vivo! E para virar zumbi, basta morrer!

Longa vida aos Zumbis!

P.S.: Contando com a dificuldade do acesso ao original, busquem a refilmagem dos anos 90, um pouco melhor, em termos de maquiagem e por ser colorida, mas nunca a que foi recém-lançada, a versão 3D, pois não passa de uma grande besteira filmada, mas vale para o colecionador!

2 comentários:

Unknown disse...

Pô, precisava ter contado o final do filme? Mó spoiler :-) Brincadeira, muito bom o blog. Um abração do seu irmão não morto-vivo

. disse...

Oi André !!!
Desculpe pela demora para responder seu recadinho!
Nossa perdi bastante coisa nesse tempinho sem passar por aqui hein?
Puxa vida muito legal a comemoração desse filme,os melhores ou pelo menos as idéias começam nos antigos...
Continue com seu blog viu está muito divertido ^^
Um Beijo !
Até Mais.